Lula cita caso Banco Master e diz que “Estado brasileiro vai derrotar o crime organizado”
Declaração foi feita durante a posse do novo ministro da Justiça e associa atuação do governo a ações recentes de combate a ilícitos financeiros



Murilo Fagundes
Jessica Cardoso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (15) que o caso do Banco Master é um exemplo das ações adotadas pelo governo federal no enfrentamento ao crime organizado. A declaração foi dada durante a cerimônia de posse do novo ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, no Palácio do Planalto.
Segundo Lula, após a situação envolvendo o Banco Central (BC) e o Banco Master, o governo passou a acionar diferentes autoridades e instituições para tratar do tema. Ele também lembrou da reunião realizada pela manhã com ministros e representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Procuradoria-Geral da República (PGR), Polícia Federal (PF) e BC.
“Depois da situação do Banco Central com o Banco Master, eu quero falar ao meu delegado da Polícia Federal, ao procurador-geral deste país, falei ao presidente da Suprema Corte, estou falando ao ministro, ao advogado-geral da União [...] hoje fizemos uma reunião para dizer o seguinte: nós vamos mostrar que o Estado brasileiro vai derrotar o crime organizado”, declarou.
Lula também disse que diversas leis já foram aprovadas nos últimos anos para fortalecer o combate a crimes financeiros e organizações criminosas. Ele também indicou que o governo seguirá atuando de forma integrada entre os Poderes e órgãos de controle.








