Lula anuncia visita ao Uruguai em ligação ao presidente eleito do país, Yamandú Orsi
Herdeiro político de Pepe Mujica, o líder de esquerda derrotou o direitista Álvaro Delgado na eleição presidencial no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na manhã desta segunda-feira (25) para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Herdeiro político de Pepe Mujica, Orsi ganho o pleito contra o direitista Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado pelo atual mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Segundo o planalto, Lula o parabenizou pela vitória no país vizinho, e também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Mujica. O presidente brasileiro comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com Yamandú e o amigo.
+ Saiba quem é Yamandú Orsi, herdeiro político de Mujica e próximo presidente do Uruguai
Lula reconheceu a vitória de Yamandú poucas horas após o fim da eleição presidencial no país vizinho, no domingo (24). Em mensagem divulgada no X, antigo Twitter, Lula parabenizou Orsi: "essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional".
A vitória de Orsi representa o retorno da centro-esquerda ao governo do país depois de cinco anos. Oposição a Lacalle Pou, ele prometeu durante a campanha atuar em políticas de inclusão social, apoiar pequenos produtores e promover políticas ambientais.
Em discurso feito na noite deste domingo, o vencedor afirmou que busca uma sociedade mais integrada, em que ninguém ficará para trás. "A partir de amanhã vamos trabalhar muito. Vamos trabalhar todos os dias e nunca desistir de construir o Uruguai que queremos, onde ninguém se sinta relegado", disse.