Publicidade
Mundo

Saiba quem é Yamandú Orsi, herdeiro político de Mujica e próximo presidente do Uruguai

Candidato da Frente Ampla viveu infância em casa sem luz, se formou professor e se filiou a partido criado por Mujica depois da ditadura uruguaia

Imagem da noticia Saiba quem é Yamandú Orsi, herdeiro político de Mujica e próximo presidente do Uruguai
Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai | Reprodução/Redes sociais
• Atualizado em
Publicidade

Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24), com 49,84% dos votos. Ele derrotou o direitista Álvaro Delgado (45,87%), do Partido Nacional, que era apoiado pelo atual mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou.

+ ONU critica acordo da COP29 para combater mudanças climáticas: "Esperava resultado mais ambicioso"

Orsi, de 57 anos, é herdeiro político do ex-presidente Pepe Mujica, que participou ativamente da campanha eleitoral. Assim como Mujica, ele diz que não vai morar na residência presidencial de Suárez y Reyes, preferindo a tranquilidade e a simplicidade de sua casa em Salinas, no departamento de Canelones.

A vitória de Orsi representa o retorno da centro-esquerda ao governo do país depois de cinco anos. Oposição a Lacalle Pou, ele prometeu durante a campanha atuar em políticas de inclusão social, apoiar pequenos produtores e promover políticas ambientais.

Em discurso feito na noite deste domingo, o vencedor afirmou que busca uma sociedade mais integrada, em que ninguém ficará para trás. "A partir de amanhã vamos trabalhar muito. Vamos trabalhar todos os dias e nunca desistir de construir o Uruguai que queremos, onde ninguém se sinta relegado", disse.

Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, é considerado pupilo político de Pepe Mujica, ex-presidente do país | Reprodução/Redes sociais
Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, é considerado pupilo político de Pepe Mujica, ex-presidente do país | Reprodução/Redes sociais

Infância no campo

Yamandú Orsi viveu a infância em uma casa sem luz, na área rural do Uruguai. Filho de um trabalhador do campo e de uma costureira, se mudou aos sete anos para a cidade de Canelones, onde o pai passou a trabalhar em um armazém depois de ser acometido por uma hérnia de disco.

Orsi estudou em escola pública enquanto, paralelamente, ajudava os pais no armazém da família. Na adolescência, foi dançarino de folclore e coroinha na Igreja Católica.

Carreira política

Em 1989, quatro anos após o fim da ditadura uruguaia, entrou para o Movimento de Participação Popular, fundado por Mujica e atualmente o principal partido da Frente Ampla. Dois anos depois se formou professor de história e lecionou em escolas de ensino médio até 2005, quando iniciou sua carreira na política.

Primeiro ele foi secretário-geral do departamento (espécie de estado) de Canelones, ficando na função por quase 10 anos. Foi governador do departamento, que é o segundo mais populoso do Uruguai – atrás apenas de Montevidéu – por dois mandatos. Orsi renunciou ao cargo para disputar as prévias do partido para a campanha presidencial, em junho deste ano.

Casado, Orsi tem dois filhos gêmeos: Victorio e Lucía, de 12 anos. Sua vice é Carolina Cosse, ex-governadora do departamento de Montevidéu que perdeu para ele nas prévias do partido.

Yamandú Orsi e sua vice, Carolina Cosse | Reprodução/Redes sociais
Yamandú Orsi e sua vice, Carolina Cosse | Reprodução/Redes sociais
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade