Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai
Candidato apoiado por Mujica derrotou o conservador Alvaro Delgado
O esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24), derrotando o candidato de direita Alvaro Delgado, do Partido Nacional.
Orsi teve apoio direto de Mujica durante a campanha eleitoral. O esquerdista já trabalhou como professor de história e foi governador do departamento de Canelones, o segundo maior do Uruguai, de 2015 a fevereiro de 2020 e de novembro de 2020 a 2024.
Já Delgado foi o candidato do presidente Luis Lacalle Pou. Veterinário de formação, atuou como secretário da Presidência da República entre 2020 e 2023, antes de se dedicar à campanha para presidente.
Nas redes sociais, o atual presidente parabenizou o candidato eleito e se colocou à disposição para iniciar a transição quando Orsi quiser.
O presidente Lula também parabenizou Orsi: "essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional".