Uruguai terá segundo turno entre herdeiro de Mujica e candidato do atual presidente
Yamandú Orsi, da Frente Ampla, teve 43,9% dos votos e disputa cargo com o governista Álvaro Delgado, que ficou com 26,8%
O Uruguai terá segundo turno nas eleições para o cargo de presidente da República. Na primeira rodada de votação, neste domingo (27), levou a melhor Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla e herdeiro político do ex-presidente Pepe Mujica. Com 99% das urnas apuradas, Orsi ficou com 43,9% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou o candidato governista, Álvaro Delgado, do Partido Nacional, com 26,8%.
Em terceiro lugar ficou Andrés Ojeda, do Partido Colorado, com 16,1%. Brancos e nulos foram 4,9%.
Orsi e Delgado vão disputar o segundo turno, que está marcado para o dia 24 de novembro. Delgado tenta manter no poder o projeto do atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Já uma vitória de Orsi representa o retorno da esquerda ao governo no país, que foi comandado pela Frente Ampla de 2005 a 2020.
De centro-esquerda, o professor de história Yamandú Orsi apoia incentivos fiscais para atrair investidores e, como prefeito, buscou desenvolver o cenário nascente de alta tecnologia do país. Já o candidato apoiado por Lacalle Pou fez campanha com promessas de continuar as políticas do atual presidente.
Mais de 2,7 milhões de uruguaios estão habilitados para votar. No primeiro turno, autoridades eleitorais relataram uma participação de 89% dos eleitores.
* Com informações da Associated Press