Lula diz que vetará PL da Dosimetria e nega acordo com o Congresso
Como revelou Marcela Mattos, do SBT News, líder do governo no Senado articulou com oposição para deixar texto avançar em troca da aprovação de pauta econômica


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (18) que vetará o PL da Dosimetria quando projeto de lei que reduz penas de condenados por atos golpistas do 8 de janeiro chegar ao Palácio do Planalto para sanção. Proposta foi aprovada nessa quarta (17) no plenário do Senado após tramitação rápida na Câmara. O petista também negou ter feito um acordo para deixar a proposta avançar em troca da aprovação da agenda econômica no Legislativo.
"Se houve acordo com o governo, eu não fui informado. Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo", declarou o presidente em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
"As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão de pagar por atos cometidos contra esse país. Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém", acrescentou.
Como revelou a analista Marcela Mattos, do SBT News, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), firmou um acordo com a oposição para não obstruir a votação do projeto da dosimetria em troca da votação da taxação de bets, fintechs, JCP e cortes de gastos tributários.
Embora não tenha se comprometido a votar a favor da redução de penas, o senador foi criticado publicamente pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que viu erro na articulação política.















