Haddad se encontra com secretário do Tesouro de Trump em viagem aos EUA
Esse é o primeiro encontro entre autoridades dos dois países desde a posse do presidente norte-americano

SBT News
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou, neste domingo (4), com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em Los Angeles. Haddad está nos Estados Unidos desde sábado (3) para buscar investimentos em data centers para o Brasil, em meio ao embate das taxas impostas pelo governo norte-americano.
Esse foi o primeiro encontro presencial entre autoridades de alto escalão dos dois países desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro. Inicialmente, a reunião não estava prevista na agenda oficial do ministro, mas na última semana ele comentou sobre a possibilidade.
Ainda na quarta-feira (30), Haddad afirmou que a sobretaxa de 10% do governo norte-americano aos produtos brasileiros e as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor em março deveriam ser discutidas, no entanto, ressaltou que as negociações comerciais estão sendo conduzidas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin.
+ Bolsonaro recebe alta de hospital em Brasília, mas terá que permanecer em repouso
Haddad foi para os EUA para a Conferência Global do Milken Institute, marcada para esta segunda (5). Durante o evento, ele discutirá temas como a preparação para a COP30, além de analisar aspectos da economia brasileira e internacional.
Compromissos
O primeiro compromisso público do ministro seria na noite deste domingo, quando participa de um jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute.
Também estão previstas reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Na terça-feira (6) pela manhã, Haddad tomará café da manhã com cerca de 40 executivos e vice-presidentes de empresas de tecnologia do Brasil e dos Estados Unidos organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.
O governo pretende enviar, nas próximas semanas, um projeto ao Congresso Nacional que desonera investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação para centros de dados.
Na noite de terça (6), o ministro segue para o México para se reunir com o secretário da Fazenda e Crédito Público Edgar Amador Zamorra. O objetivo é aprofundar nas relações bilaterais. O ministro retorna a Brasília na quinta-feira (8).