Política

Fachin vota para restabelecer processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Em fevereiro, decisão individual de Toffoli anulou ações contra Palocci por considerar que houve parcialidade do Ministério Público e do ex-juiz Sergio Moro

Imagem da noticia Fachin vota para restabelecer processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), discordou dos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes e votou para restabelecer os processos da Lava Jato contra Antonio Palocci, ministro da Fazenda no primeiro mandato de Lula.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Em fevereiro, uma decisão individual de Toffoli anulou as ações contra Palocci por considerar que houve parcialidade do Ministério Público e do ex-juiz Sergio Moro.

Agora, a Segunda Turma do STF analisa um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão. Ainda faltam os votos dos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Fachin defendeu que as decisões envolvendo a Lava Jato não podem ser estendidas de forma “ampla e genérica”.

"Não se pode, a pretexto de pedidos de extensão, examinar pedidos amplos e genéricos sobre as mais variadas investigações decorrentes da Operação Lava Jato, ainda que sob o manto de concessão de habeas corpus de ofício, sob pena de violação ao juiz natural e as regras de competência, transformando-se este Supremo Tribunal Federal em juízo universal de conhecimento, quando a Constituição Federal não o incumbiu dessa função", justificou o ministro.

A condenação

Palocci chegou a ser condenado a 18 anos de prisão por corrupção, mas reduziu a pena pela metade após declarar, em delação premiada, que Lula sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras. Apesar da nulidade, a multa de R$ 37,5 milhões segue ativa.

Assuntos relacionados

STF
Lava Jato

Últimas Notícias