Publicidade
Política

Toffoli derruba todos os processos de Antonio Palocci na operação Lava Jato

Ministro do Supremo Tribunal Federal usou os mesmo argumentos para anular provas contra Marcelo Odebrecht

Imagem da noticia Toffoli derruba todos os processos de Antonio Palocci na operação Lava Jato
Antonio Palocci foi ministro da Fazenda de Lula e ministro da Casa Civil de Dilma | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta quarta-feira (19) todos os processos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci. A “nulidade absoluta” vale para todos os atos do Ministério Público Federal (MPF), bem como os do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

“Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sergio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, diz a decisão de Toffoli.

+ "A Lava Jato foi a destruição da indústria da engenharia", diz Lula

Toffoli se baseou nos mesmos entendimentos que o levaram a anular as provas da 13ª Vara de Curitiba (PR) contra o empresário Marcelo Odebrecht. O ministro diz que a promotoria e os juízes agiram “ignorando o contraditório, a ampla defesa e a própria institucionalidade para garantir seus objetivos - pessoais e políticos”.

+ Processos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht são anulados por Toffoli

Desta forma, todas as condenações vindas da Lava Jato contra Palocci também são derrubadas. O ex-ministro de Dilma Rousseff (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a ser condenado a 18 anos de prisão por corrupção. Reduziu sua pena pela metade após declarar, em delação premiada, que Lula sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade