Exportações, logística e infraestrutura: o que o setor de fruticultura vai conversar com Lula
Presidente se aproxima do agronegócio e abre as portas da Residência Oficial da Granja do Torto para receber diferentes setores
O setor de fruticultura vai estrear, nesta quinta-feira (21), a temporada de churrascos e jantares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com setores do agronegócio. A ideia é que os encontros aconteçam quinzenalmente na Residência Oficial da Presidência na Granja do Torto.
+ Governo diz que preço de alimentos deve cair nas próximas semanas
O movimento de aproximação do presidente da República foi intermediado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Na semana passada, ele afirmou que os empresários estavam felizes pelo bom momento do setor, que bateu recorde de exportações em 2023. Lula teve a ideia de abrir as portas da Granja do Torto para recebê-los e iniciar uma aproximação após muita desconfiança de alguns empresários depois que o petista venceu as eleições de 2022.
+ Popularidade de Lula oscila conforme preço dos alimentos, mostram dados
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, afirmou que o encontro "sem dúvidas" significa uma aproximação de Lula com o agronegócio.
Segundo Coelho, o setor de fruticultura segue todas as orientações e possui os certificados necessários para o mercado internacional. E os empresários vão passar ao chefe do poder Executivo o desejo de ampliar as exportações.
"Têm algumas coisas no macro em infraestrutura. Precisa melhorar a infraestrutura dos portos para que nossos contêiners de frutas, por se tratar de perecíveis, possam sair mais rápido. Também precisa de mais agilidade nos aeroportos, menos burocracia no embarque das frutas. E precisamos abrir mais mercados. Já abrimos mercados, isso já acontece, mas precisamos abrir mais", disse o presidente da Abrafrutas, que se reunirá com Lula nesta quinta.
+ Reunião ministerial tem tom ameno, mas Lula dá recados sobre dengue, viagens e comunicação
Com resultado recorde, o setor do agronegócio cresceu 4,8% em relação a 2022. Sozinho, o setor de fruticultura teve um superávit de 26,7%. Além disso, as cifras seguem em alta. Em fevereiro de 2024, o agro como um todo também bateu recorde para meses de fevereiro, atingindo US$ 11,63 bilhões, valor 19,7% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo dados da Abrafrutas, 16% de toda a mão de obra do agronegócio vem do setor de cultivo de frutas, boa parte em cidades mais pobres do país, como no semiárido nordestino.
+ Após reunião com Lula, Ministério da Saúde cogita decreto de calamidade para hospitais do RJ
"A fruticultura através da irrigação, de poços profundos, ou com Rio São Francisco, faz fruticultura faz que todos esses números negativos se tornem positivos, o que gera renda e emprego. A gente não sai molhando e jogando água na região. Isso é feito por gotejamento de forma técnica, usando realmente o que precisa para produzir a fruta", disse.
O presidente da associação também definiu a relação com o ministro Carlos Fávaro como "nota 10".
Em meio a alguns recados de Lula a membros do governo na reunião ministerial de segunda, o chefe da agricultura nacional recebeu elogios do presidente durante a transmissão ao vivo por conta da abertura e ampliação de mercados com China e Singapura.