Após reunião com Lula, Ministério da Saúde cogita decreto de calamidade para hospitais do RJ
Técnicos da pasta apontam que intervenção é importante para barrar licitações com influência da milícia em contratos
N
Nathalia Fruet
20/03/2024, 00:48 • Atualizado em 20/03/2024, 00:48
compartilhar
A reunião do presidente Lula com a ministra Nísia Trindade, da Saúde, nesta terça-feira (19), durou mais de duas horas.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Nísia chegou ao Palácio da Alvorada acompanhada de secretários da pasta, que prestaram contas das ações do ministério nos temas mais sensíveis, como é o caso da crise nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro e o aumento do número de casos de dengue no país.
Para a crise nos hospitais fluminenses, a equipe da ministra Nísia Trindade avalia várias medidas urgentes, entre elas, o remanejamento de profissionais de saúde e contratos emergenciais para médicos, já que existe falta de profissionais.
Outra medida que está no radar é a publicação de decreto de calamidade, que permitiria que contratos para aquisição de insumos e melhoria da infraestrutura pudessem ser feitos sem licitação.
Técnicos do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, vários contratos são executados por integrantes de milícias do Rio de Janeiro. O principal problema estaria no Hospital de Bonsucesso.
A crise nas unidades de saúde do Rio de Janeiro ganhou um novo capítulo depois que o Ministério da Saúde editou portaria obrigando que as licitações sejam feitas pela pasta e não mais diretamente pelos hospitais.
Representantes das milícias têm contratos ativos com os hospitais e não querem perder o repasse de recursos federais.
O encontro com Lula foi marcado após Nísia Trindade ouvir cobranças do presidente durante a reunião ministerial na segunda-feira (18). Lideranças do Centrão e do próprio PT pressionam para que a ministra seja substituída, já que a pasta tem um dos maiores orçamentos da União.
À noite, durante o prêmio Mulheres das Águas, a ministra da Saúde participou da cerimônia ao lado do presidente Lula. Em conversa rápida com a imprensa, ela disse que a reunião foi um encontro de trabalho e uma espécie de prestação de contas.
Após reunião com Lula, Ministério da Saúde cogita decreto de calamidade para hospitais do RJTécnicos da pasta apontam que intervenção é importante para barrar licitações com influência da milícia em contratos Política2024-03-20T00:48:46.542ZA reunião do presidente Lula com a ministra Nísia Trindade, da Saúde, nesta terça-feira (19), durou mais de duas horas. Nísia chegou ao Palácio da Alvorada acompanhada de secretários da pasta, que prestaram contas das ações do ministério nos temas mais sensíveis, como é o caso da crise nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro e o aumento do número de casos de dengue no país. Para a crise nos hospitais fluminenses, a equipe da ministra Nísia Trindade avalia várias medidas urgentes, entre elas, o remanejamento de profissionais de saúde e contratos emergenciais para médicos, já que existe falta de profissionais. Outra medida que está no radar é a publicação de decreto de calamidade, que permitiria que contratos para aquisição de insumos e melhoria da infraestrutura pudessem ser feitos sem licitação. Técnicos do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, vários contratos são executados por integrantes de milícias do Rio de Janeiro. O principal problema estaria no Hospital de Bonsucesso. A crise nas unidades de saúde do Rio de Janeiro ganhou um novo capítulo depois que o Ministério da Saúde editou portaria obrigando que as licitações sejam feitas pela pasta e não mais diretamente pelos hospitais. Representantes das milícias têm contratos ativos com os hospitais e não querem perder o repasse de recursos federais. O encontro com Lula foi marcado após Nísia Trindade ouvir cobranças do presidente durante a reunião ministerial na segunda-feira (18). Lideranças do Centrão e do próprio PT pressionam para que a ministra seja substituída, já que a pasta tem um dos maiores orçamentos da União. À noite, durante o prêmio Mulheres das Águas, a ministra da Saúde participou da cerimônia ao lado do presidente Lula. Em conversa rápida com a imprensa, ela disse que a reunião foi um encontro de trabalho e uma espécie de prestação de contas. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/apos-reuniao-com-lula-ministerio-da-saude-cogita-decreto-de-calamidade-para-hospitais-do-rj
FAB prepara um novo voo para este sábado (27) com com envio de hospital de campanha; equipes de outros países também chegam ao país para apoiar os resgates