Ministra da Saúde demite diretor após denúncia de redes de hospitais federais no Rio de Janeiro
Mudança vem após reunião ministerial, que contou com situação atípica contra ministra. Nísia terá nova reunião com Lula nesta terça-feira (19)
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, demitiu o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Alexandre Telles. A troca foi definida nessa segunda-feira (18), e vem após repercussão de denúncia de problemas no atendimento e precariedade de hospitais federais no Rio de Janeiro.
+ Reunião ministerial tem tom ameno, mas Lula dá recados sobre dengue, viagens e comunicação
No lugar, ficará a superintendente da Saúde no Rio de Janeiro, Maria Aparecida Braga. A troca também se dá depois de uma situação desconfortável envolvendo a Nísia Trindade e o presidente Lula (PT).
Em reunião ministerial, realizada nesta segunda-feira, Nísia foi questionada a respeito da condução no estado e no enfrentamento à dengue, assim como as respostas que têm dado ligadas à pressão do cargo. O momento constrangeu a ministra, e levou ela a se emocionar. Nísia também deixou a reunião para se recompor, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.
Uma nova reunião entre a ministra e Lula está prevista para esta terça-feira (19). Os dois vão se encontrar a partir das 16h, conforme consta na agenda oficial do presidente.
Troca no ministério
A mudança na direção se deu após uma reportagem do jornal Fantástico, da TV Globo, divulgar precariedade em seis unidades de hospitais federais no Rio de Janeiro. A produção mostrou aparelhos quebrados, materiais vencidos ou danificados. A troca deve ser oficializada em publicação no Diário Oficial da União.
Em nota, o ministério diz reforçar o compromisso de ações necessárias para o fortalecimento de hospitais federais. "Para que toda a população do Rio de Janeiro tenha acesso à saúde pública de qualidade", diz trecho do comunicado divulgado.