Paraná Pesquisas: Lula perde para Tarcísio e empata com Flávio em SP
Levantamento apresentou cenários para a disputa no maior colégio eleitoral do país. Em segundo turno, petista perde para ambos e também para Ratinho Jr.


Victor Schneider
Um levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (12) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teria vida fácil no estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, para ser reeleito a um quarto mandato se a eleição fosse hoje.
Os dois cenários estimulados trazidos pela pesquisa para o primeiro turno mostram Lula ou atrás do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou tecnicamente empatado com o senador Flávio Bolsonaro (PL), considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais. O petista teria 33,9% das intenções de voto ante 40,3% de Tarcísio, enquanto marcaria 33,7% contra 37,8% de Flávio. O governador de SP tem reiterado que é candidato à reeleição.
Com exceção do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 8,2% das intenções, os demais listados não conseguiram chegar a 5% dos votos. Os nomes incluem o do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), da senadora Tereza Cristina (PP-MS), do ex-ministro Aldo Rebelo (DC) e do presidente do partido Missão, Renan Santos.
Em caso de segundo turno, a pesquisa indica que os votos pulverizados entre os demais tendem a se concentrar na oposição. Lula perde com margem superior a 10 pontos para Flávio (49,1% x 38,2%), Tarcísio (53,7% x 36,0%) e Ratinho Jr. (47,5% x 37,0%).
SP em 2022
Embora Lula tenha perdido para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre o eleitorado paulista em 2022, o resultado acabou sendo decisivo para eleger o petista. Isso porque o PT conseguiu encurtar uma diferença superior a 8 milhões de votos que Bolsonaro teve sob Fernando Haddad, em 2018, para pouco mais de 3 milhões no confronto contra Lula. No plano nacional, a diferença entre os dois foi de só 2,1 milhões de votos.
O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 1.580 eleitores em 78 municípios do estado de São Paulo de 6 a 10 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07683/2026. Teve custo de R$ 40.000, pago com recursos da própria empresa.
Cenário 1

Cenário 2

Segundo Turno










