Em post, esposa de Ramagem justifica fuga para Miami: "Proteger a minha família"
Vídeo mostra deputado federal condenado por golpe de Estado abraçando as filhas nos EUA; Rebeca Ramagem cita "lawfair" e "perseguição" política

Marcela Guimarães
SBT News
A esposa do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), Rebeca Ramagem, publicou neste domingo (23) nas redes sociais uma justificativa para a fuga da família para Miami, nos Estados Unidos. Ela afirma ter chegado ao país "há uma semana" com as filhas, com intuito de proteger sua família. O post revela o momento em que as filhas encontram Ramagem no sagão do aeroporto, já em território americano.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe, entre outros crimes, por ter usado a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para vigiar adversários políticos.
O deputado deixou o Brasil em setembro, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o núcleo crucial da trama golpista. A Polícia Federal investiga se ele saiu pela fronteira com Venezuela ou Guiana.
A fuga para o exterior foi denunciada pelo Psol, após o site PlatôBR divulgar imagens que mostram o parlamentar em Miami. No post, Rebeca Ramagem alega perseguição política.
"Hoje, infelizmente, não encontramos no país a garantia de uma justiça imparcial. Somos vítimas de lawfare e temos enfrentado uma perseguição política desumana", escreveu Rebeca Ramagem, no post no Instagram.
"Lawfare" é uma combinação das palavras em inglês "law" (lei) e "warfare" (guerra), e é usada para denunciar uso estratégico do sistema jurídico como uma arma para prejudicar adversários políticos, econômicos ou militares.
No post, a esposa de Ramagem diz ter viajado "com um único propósito: proteger a minha família". Um vídeo mostra as filhas do casal se reunindo com o pai no aeroporto.
Segundo decisão do STF, Ramagem não poderia deixar o país e deveria entregar o passaporte. O ministro Alexandre de Moraes decretou sua prisão preventiva após pedido da PF.
O processo contra Ramagem ainda não foi encerrado, já que está na fase de recursos das defesas. Após essa etapa, o cumprimento da pena poderá ser executado.









