Em meio a queimadas no Brasil, Lula vai à ONU defender a pauta ambiental
Embarque para Nova York ocorre na manhã deste sábado. Discurso oficial será feito na terça-feira (24)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã deste sábado (21) para participar da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O discurso oficial será feito na próxima terça-feira (24) e a expectativa é a de que o brasileiro defenda uma pauta global em favor do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas.
A viagem de Lula se dá em meio a queimadas em florestas e uma seca severa que atinge 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal, com picos inéditos de temperatura. Ao buscar protagonismo entre líderes mundiais para o tema, o presidente vai citar medidas como aumento de multas para quem provocar incêndios e repasses financeiros a governadores.
Na última quinta-feira (19), entretanto, em reunião no Planalto sobre as queimadas, governadores de oposição criticaram as ações do governo federal, entre eles Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (MT). Pesquisadores como o climatologista Carlos Nobre por sua vez defendem a atuação do governo brasileiro.
A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) também participará na assembleia da ONU, mas deve retornar ao Brasil já na próxima terça-feira diante do agravamento das queimadas.
+ Ministério da Justiça envia pacote de medidas para endurecer as penas para crimes ambientais
O retorno de Lula para o Brasil só deve ocorrer na quarta-feira (25). Neste domingo (22), o presidente participa da sessão da Cúpula do Futuro. O evento foi convocado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.