Eleições: Datafolha mostra Nunes na liderança com 27%, Boulos com 25% e Marçal atrás, com 19%
Prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, Ricardo Nunes cresceu cinco pontos percentuais na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, do dia 5
O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (12) pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Paulo.
O prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, Ricardo Nunes (MDB), aparece em primeiro com 27%. É seguido por Guilherme Boulos (Psol), que tem 25%. Pablo Marçal (PRTB) tem 19%. O resultado mostra uma virada no quadro que vinha se desenhando até aqui na disputa.
Quem liderava as pesquisas Datafolha anteriores era Boulos. Nunes chegou a ficar em terceiro, numericamente atrás de Marçal - ainda que a situação da última pesquisa fosse de empate técnico entre os três.
Agora, Nunes e Boulos estão em empate técnico na liderança, pois a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais (para mais ou para menos) e a diferença entre eles é de dois pontos. Marçal, no entanto, fica para trás - ele tem oito pontos a menos que Nunes e seis pontos a menos que Boulos.
Comparação com o Datafolha anterior
Na pesquisa Datafolha anterior em São Paulo, de 5 de setembro, Nunes tinha 22%, Boulos, 23%, e Marçal, 22%. Ou seja, Nunes cresceu cinco pontos, Boulos oscilou para cima dois pontos, dentro da margem de erro, e Marçal oscilou três pontos para baixo, também dentro da margem de erro.
Segundo pelotão
Depois do primeiro pelotão, aparecem Tabata Amaral, com 8% (eram 9%); José Luiz Datena (PSDB), com 6% (eram 7%); e Marina Helena (Novo), que manteve os 3% da pesquisa anterior.
Bebeto Haddad (DC) manteve o 1% da pesquisa anterior - ele teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral nessa semana. Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram.
Disseram votar em branco e nulo 7% (eram 8%). Indecisos somam os mesmos 4% da pesquisa Datafolha anterior.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado é questionado sobre em quem votaria sem ver a lista de candidatos, Boulos segue à frente, com 20% das citações (eram 19%), Nunes cresceu de 10% para 14%, e Marçal estacionou em 14% (eram 15%).
Como foi feita a pesquisa
A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 11 de setembro e entrevistou presencialmente 1.204 eleitores na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela "Folha de S.Paulo" está registrada no TSE como SP-07978/2024.