Eleições: Datafolha mostra que João Campos segue na liderança no Recife
Com 74% das intenções de voto, atual prefeito e candidato à reeleição venceria disputa em primeiro turno
O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), tem 74% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (5), o que significa uma possível vitória do candidato no primeiro turno.
O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife nos dias 3 e 4 de setembro e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem registro PE-05223/2024 na Justiça Eleitoral.
+ Eleições: Em SP, Datafolha mostra empate técnico triplo entre Boulos, Marçal e Nunes
+ Eleições: Datafolha mostra Eduardo Paes na liderança com 59%
+ Eleições: Em BH, Tramonte lidera com 29%; e quatro nomes disputam 2º lugar
No segundo lugar estão Gilson Machado (PL), com 9%; Daniel Coelho (PSD), com 5%; e Dani Portela (PSOL), com 4% das intenções de voto, todos empatados tecnicamente pela margem de erro de três pontos porcentuais. Ludmila (UP) tem 1%, enquanto Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram.
Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 4% dos entrevistados, e 2% responderam que não sabem em quem votariam. Essa é a primeira pesquisa do Datafolha após o começo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em 30 de agosto.
Pesquisas anteriores e espontânea
Nas duas últimas pesquisas, divulgadas nos dias 8 de julho e 22 de agosto, o atual prefeito também liderava, com 75% no primeiro e 76% no segundo levantamento.
Gilson Machado (PL) oscilou três pontos porcentuais em relação ao último levantamento. Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL) mantiveram o resultado da pesquisa anterior. Ludmila (UP), que agora tem 1% das intenções de voto, não havia pontuado.
João Campos também lidera na pesquisa espontânea, quando não são ditos os nomes dos candidatos, com 57% das intenções de voto. Outros 1% disseram que votariam "no atual". Gilson Machado tem 5%; Dani Portela, 2%; e Daniel Coelho, 2%.
Outras respostas somaram 7%, enquanto branco, nulo e nenhum, 3%. Não sabem em quem votariam 22% dos entrevistados, na pesquisa espontânea.
Quando questionados em quais candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum no primeiro turno, 39% disseram Gilson Machado; 35% responderam Ludmila (UP); 32% Daniel Coelho (PSD), enquanto João Campos (PSB) aparece com 8%.