Datafolha: João Campos lidera intenções de voto para prefeito no Recife com 76%
Atual prefeito venceria em primeiro turno caso votação fosse realizada entre esta terça (20) e quarta-feira (21)
O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), tem 76% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (22). Se as eleições municipais acontecessem agora, o candidato teria vantagem suficiente para garantir uma vitória em primeiro turno.
+ Paes lidera no Rio com 56%, seguido por Ramagem (9%) e Tarcísio Motta (7%), diz Datafolha
Os outros nomes que concorrem à Prefeitura da capital de Pernambuco aparecem empatados tecnicamente. Gilson Machado (PL) tem 6% das intenções de voto, enquanto Daniel Coelho (PSD) ficou com 5% e Dani Portela (PSOL), com 4%.
Em seguida está Tecio Teles (Novo) com 1%. Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram, e 5% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 2% ainda não sabem em quem votariam.
A pesquisa entrevistou 910 eleitores no Recife na última terça (20) e quarta-feira (21), tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e TV Globo e tem o protocolo PE-06023/2024 na Justiça Eleitoral.
Na pesquisa espontânea — quando o entrevistador não fornece os nomes dos candidatos — , João Campos tem 51% das intenções de voto. Outros 5% disseram que votariam "no atual". Gilson Machado tem 4%, Daniel Coelho, 1%, e Dani Portela também 1%. Outras respostas somaram 4%, enquanto branco, nulo e nenhum são 4%. Disseram, na pesquisa espontânea, que não sabem em quem votariam 32% dos entrevistados.
Pesquisa anterior
João Campos também liderava, com 75%, a pesquisa anterior do Instituto Datafolha, de julho, antes do início da campanha eleitoral, que começou na sexta-feira (16).
Daniel Coelho aparecia com 7%, seguido de Gilson Machado (6%), Dani Portela (3%), Tecio Teles (1%) e Simone Fontana (1%). A pesquisa anterior não incluiu Ludmila e Victor Assis, que ainda não estavam confirmados na disputa.
Avaliação da gestão e vontade de ir votar
O prefeito João Campos recebeu a avaliação ótima ou boa de de 70% dos entrevistados sobre a sua gestão na pesquisa, enquanto 25% consideram o governo municipal regular, 4% acham ruim ou péssimo e 1% não sabe.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre a vontade dos eleitores de ir votar nas eleições de outubro. Em uma escala de 0 a 10, 43% disseram 9 ou 10, 19% disseram 7 ou 8, 16% disseram de 4 a 6, e, 21% disseram de 0 a 3, enquanto 1% não soube responder.