CPMI do INSS aprova requerimentos que miram sindicato de irmão de Lula
Sindicato é alvo da operação da PF contra esquema do INSS; requerimento pede identificação de números das contas bancárias

Gabriela Vieira
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (4) requerimentos que miram entidade de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico.
O irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). O sindicato é um dos alvos da operação da Polícia Federal (PF) deflagrada em abril contra um esquema no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um dos requerimentos é de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), que pede a identificação dos números das contas bancárias informadas pelo Sindnapi, entre 2015 e 2025.
"Há fortes indícios de que, assim como em outras entidades sindicais do mesmo setor, o SINDNAPI tenha utilizado acordos de cooperação técnica e convênios com o INSS para operacionalizar filiações em massa e arrecadar valores diretamente das aposentadorias, sem consentimento informado de grande parte dos filiados", exemplifica o documento.
Em outro requerimento, a parlamentar pede informações sobre pessoas que, mediante procuração, adquiriram poderes para atuar em nome do sindicato, em 2015 a 2023.
+ Sindicato que tem irmão de Lula como vice-presidente nega envolvimento em fraudes no INSS
Careca do INSS
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS", é apontado pela PF como figura central no esquema de fraudes. Na comissão desta quinta-feira (4), o presidente da CPMI, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), pediu que a polícia legislativa o intimasse.
"Nós buscamos primeiramente contato com os advogados de defesa para que eles pudessem marcar, inclusive, o dia que viriam. Mas como os advogados também não responderam, a intimação foi enviada por meio policial", afirmou Viana.
+ CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva de investigados em fraudes contra aposentados