Sindicato que tem irmão de Lula como vice-presidente nega envolvimento em fraudes no INSS
PF investiga entidades por descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas

SBT News
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), um dos alvos da operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (23) contra um esquema no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), negou ter envolvimento com as irregularidades.
A entidade que tem Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como diretor vice-presidente, diz que atua com ética e apoia a operação.
"O Sindnapi apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados. Faz parte do nosso DNA defender os beneficiários do INSS e combater qualquer tipo de golpe que afete os ganhos dessa população", disse o presidente Milton Cavalo em nota.
A Operação Sem Desconto da PF e Controladoria-Geral da União apura um esquema de descontos mensais feitos por organizações da sociedade civil não autorizados em benefícios recebidos por aposentados e pensionistas do instituto. A estimativa é que cerca de R$ 6,3 bilhões tenham sido movimentados entre 2019 e 2024.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido no mesmo dia pelo governo por suspeita de envolvimento com o esquema de fraudes. Outros servidores foram afastados dos cargos.