Castro estuda criar secretaria nos EUA para blindar Eduardo Bolsonaro, dizem fontes do governo do RJ
Justificativa seria suposta importância das relações comerciais entre Rio e Estados Unidos

Cadu Guarieiro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), estuda criar uma secretaria especial nos Estados Unidos como uma manobra para evitar a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A proposta ainda está sendo analisada sob o ponto de vista jurídico pela equipe do governo fluminense.
A justificativa para a criação da nova pasta seria a suposta importância das relações comerciais entre o Rio de Janeiro e os Estados Unidos, especialmente em um cenário de aumento de tarifas. A informação foi revelada pela Folha de S.Paulo, e confirmada por fontes do governo. Oficialmente o governador Cláudio Castro disse que não vai se manifestar.
Em março deste ano, Eduardo Bolsonaro solicitou licença do mandato por 120 dias. O afastamento chegou ao fim no último sábado (20). Com isso, a partir de domingo (21), o mandato foi automaticamente retomado e, desde então, suas faltas voltaram a ser contabilizadas — o que pode embasar um processo de cassação por ausência em plenário.
+ Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado
Eduardo Bolsonaro afirma estar nos Estados Unidos por perseguição política e defende a anistia para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em uma live realizada no último domingo (21), o deputado afirmou “estar disposto a ir às últimas consequências”.
Na sexta-feira anterior (19), Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e a cumprir medidas cautelares. Eduardo Bolsonaro também é investigado no mesmo inquérito.
+ Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro