Política

Lula elenca fim da escala 6x1 e regulamentação de trabalho por app como prioridades no Congresso

Mensagem do presidente durante abertura do ano legislativo de 2026 defende mudanças sem redução salarial

Imagem da noticia Lula elenca fim da escala 6x1 e regulamentação de trabalho por app como prioridades no Congresso
Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Marcelo Camargo / Agência Brasil
,
• Atualizado em

Em mensagem enviada ao Congresso Nacional no início do ano legislativo, nesta segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o fim da escala 6x1 e a regulamentação dos trabalhos por aplicativo como prioridades para 2026.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

As duas propostas precisam ser aprovadas pelos parlamentares e devem integrar a campanha à reeleição do petista.

“É sempre fundamental destacar a importância da parceria entre Executivo e Legislativo para votar medidas importantes ao País, que garantam desenvolvimento, inclusão e segurança para a população brasileira”, afirmou Lula na mensagem entregue à cúpula do Congresso pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e lida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE) no plenário.

No texto, Lula disse que o fim da escala 6x1 deve ser feita sem redução de salário e que a regulação do trabalho por aplicativos é “urgente”.

“É demanda importante das novas categorias profissionais, que não podem ter sua mão-de-obra precarizada e dependem de defesa institucional do Estado brasileiro para mediar melhores condições de trabalho”, afirmou o presidente.

Lula reforçou ainda a importância da articulação política com o Congresso Nacional para a aprovação de projetos considerados estratégicos pelo governo.

“É sempre fundamental destacar a importância da parceria entre Executivo e Legislativo para votar medidas importantes ao país, que garantam desenvolvimento, inclusão e segurança para a população brasileira”, disse no texto.

Como exemplo dessa cooperação institucional, Lula citou o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

Para o presidente, a iniciativa demonstra que a atuação conjunta entre os Poderes pode resultar em políticas estruturantes, "de acesso a políticas públicas, educação para a proteção às meninas e mulheres, entre outras frentes de trabalho".

Últimas Notícias