Brasil

Procura pela primeira CNH aumenta 35% na capital paulista em janeiro

Abertura de pedidos cresceu após mudanças nas regras de habilitação; interior também registrou alta

Imagem da noticia Procura pela primeira CNH aumenta 35% na capital paulista em janeiro
Procura pela primeira CNH aumenta 35% na capital paulista em janeiro | Reprodução

A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentou em cidades do estado de São Paulo no primeiro mês de 2026. Na capital, foram registrados 24.640 pedidos entre os dias 1º e 28, uma alta de 35% em relação ao mesmo período de 2025, quando houve 18.270 solicitações. Os dados são do Detran-SP.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O crescimento também foi registrado no interior e na região metropolitana. Campinas teve aumento de 43% na abertura de processos, São José dos Campos de 50%, Barueri de 49% e Araraquara com 46%. Presidente Prudente apresentou a maior alta, com 55%. No estado como um todo, a procura pela primeira habilitação cresceu 25%.

O aumento ocorreu após mudanças nas regras da Carteira Nacional de Habilitação anunciadas pelo governo federal em 2025. Em São Paulo, as alterações passaram a ser aplicadas dentro do modelo chamado CNH Paulista, em linha com as diretrizes nacionais.

Entre as mudanças está o fim da prova de baliza no exame prático de direção veicular. Também passou a ser permitida a realização da prova em veículos com câmbio automático. Os exames médico e psicotécnico tiveram valor máximo fixado em R$ 90.

Segundo o Detran-SP, com a retirada da baliza, o exame prático concentra a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do teste segue o modelo atualmente aplicado.

A prova continua avaliando conversões à direita e à esquerda, uso da sinalização, realização de parada em local permitido e condução segura em condições normais de trânsito.

Outras alterações incluem mudanças na carga horária mínima exigida e o fim da obrigatoriedade do prazo de até 12 meses para a conclusão do processo de habilitação.

Assuntos relacionados

CNH
Detran
Exame

Últimas Notícias