Fim da prova de baliza no exame prático de direção é anunciado em São Paulo e mais três estados
Candidatos de São Paulo também poderão realizar o teste em veículos com câmbio automático


SBT News
O Detran anunciou nesta segunda-feira (26) o fim definitivo da prova de baliza no exame prático de direção veicular em São Paulo. A medida, que acompanha resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), também será adotada nos estados de Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Outra mudança divulgada pelo órgão de São Paulo é a possibilidade de realização do teste em veículos com câmbio automático.
Sobre a retirada da prova de baliza, o Detran-SP afirma que o “exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação”.
Segundo o órgão paulista , o trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado. A avaliação continua contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda, o uso correto da seta, a realização do procedimento de “parada” em local permitido, além da condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito.
Em relação à utilização de carros automáticos, o Detran informou que “a medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”.









