Boulos toma posse e pede minuto de silêncio por vítimas de megaoperação no Rio
Parlamentar deixa o cargo de deputado federal por São Paulo e entra no lugar do ministro Márcio Macêdo na Secretaria Geral da Presidência da República

Gabriela Vieira
Murilo Fagundes
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumiu nesta quarta-feira (29) a Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR). Na cerimônia, pediu um minuto de silêncio por todas as vítimas da megaoperação das forças de segurança no Rio de Janeiro na terça-feira (28).
Segundo Boulos, a cabeça do crime organizado deste país "não está no barraco na favela, mas muitas vezes na Faria Lima, como vimos na Operação Carbono Oculto”.
Até o momento, a operação nos Complexos do Alemão e da Penha deixou ao menos 121 mortos e 113 presos.
+ Megaoperação no Rio supera massacre do Carandiru e se torna a ação policial mais letal da história
A megaoperação, parte da chamada Operação Contenção, foi justificada pela necessidade de desarticular lideranças do Comando Vermelho (CV) na região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, em 20 de outubro, a nomeação do parlamentar para substituir Márcio Macêdo, que comandou o ministério desde o início do governo, em janeiro de 2023.
Lula tem dito a aliados que pretendia nomear Boulos para a Secretaria-Geral desde março, mas ainda não tinha conseguido concretizar o desejo.









