Bolsonaro teve "alteração da pressão arterial" e segue sem previsão de alta da UTI, diz boletim médico
Ex-presidente continua se alimentando por via intravenosa; fisioterapia motora e medidas de reabilitação devem ser intensificadas neste sábado (19)

Warley Júnior
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um episódio de "alteração da pressão arterial", já normalizado por profissionais de saúde, segundo boletim médico divulgado neste sábado (19). O político permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta.
+ Oração, bandeiras do Brasil e presentes para Michelle: o clima no hospital onde está Bolsonaro
Ainda "sem movimentos intestinais efetivos", conforme boletim, Bolsonaro segue em jejum oral e recebendo nutrição parenteral exclusiva — feita por via intravenosa. A programação médica para hoje inclui intensificação da fisioterapia motora e de outras medidas de reabilitação.
Leia íntegra do boletim médico de Bolsonaro divulgado neste sábado (19):
"Brasília, 19 de abril de 2025
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou episódio de alteração da pressão arterial, já normalizado. Devido à ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior - Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star"
+ Uma semana após internação, Bolsonaro continua sem previsão de alta da UTI, diz boletim médico
Por recomendação clínica, ele continua sem receber visitas. A cirurgia complexa, realizada no domingo passado (13), teve como objetivo tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, em consequência da facada sofrida durante campanha eleitoral de 2018.