Após megaoperação no Rio, Alcolumbre anuncia criação da CPI do Crime Organizado
Segundo presidente do Senado, Comissão Parlamentar de Inquérito "irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento" de facções
SBT News
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta quarta-feira (29) criação da CPI do Crime Organizado após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, em ação contra o Comando Vermelho (CV) que deixou mais de 130 mortos. Instalação de trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito deve ser na próxima terça, 4 de novembro.
Segundo o senador, a CPI "irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções".
O presidente da Casa também afirmou que é "hora de enfrentar esses grupos criminosos com a atuação de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção diante da violência que ameaça o país".
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou hoje que o presidente Lula (PT) ficou "estarrecido" com o alto número de mortes na força-tarefa. Disse também que o mandatário ficou surpreso com o fato de que uma operação dessa dimensão tenha sido realizada sem conhecimento oficial prévio do Executivo.







