Política

Poder Expresso: A movimentação do governo Lula para responder à crise de segurança pública no RJ

Programa desta quarta (29) apura as atualizações da megaoperação no Rio que contabilizou mais de 100 mortes

• Atualizado em
Publicidade

O Poder Expresso de hoje destaca a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que se tornou a mais letal da história do estado. Em áreas de mata, moradores encontraram mais de 60 corpos nesta manhã, numa ação que já contabiliza 132 mortes segundo o Ministério Público e 119 segundo o governo do estado.

+ Lula reúne ministros em Brasília para debater situação no Rio após megaoperação

A ação, denominada Operação Contenção, envolveu cerca de 2.500 policiais civis e militares, 113 suspeitos presos e 118 armas apreendidas, segundo levantamento especializado.

+ Governo do Rio de Janeiro confirma 119 mortos em megaoperação

Moradores da Penha protestaram nesta manhã, acusando o governo estadual de “chacina” e chamando o governador Cláudio Castro de “assassino”. Eles reivindicam apuração de eventuais execuções e exigem transparência nos procedimentos.

O relatório de familiares que se dirigem ao Instituto Médico-Legal (IML) aponta que muitos corpos chegam com sinais de execução como tiros, decapitações, ferimentos na testa e denunciam que nem todos foram contabilizados nos números oficiais até agora.

O governo federal se mobilizou: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ministros para Brasília a fim de debater medidas emergenciais para o Rio e avaliar se haverá decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em função da escala da operação, que levantou críticas internas e externas.

O programa de hoje vai tentar entender os desdobramentos institucionais e políticos dessa operação que colocou o Rio de Janeiro no centro de uma crise de segurança pública.

O Poder Expresso é transmitido de segunda a sexta-feira, entre 15h30 e 17h30, no canal do SBT News no YouTube.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade