Rússia testa torpedo nuclear subaquático capaz de criar tsunamis; veja
Denominado Poisedon, o torpedo de 20 metros de comprimento e 100 toneladas teria capacidade para atingir velocidades de 200 km/h e descer abaixo de mil metros


Giovanna Colossi
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (29) que o Exército do país conduziu um teste bem-sucedido do drone subaquático Poisedon, capaz de transportar ogivas nucleares e criar tsunamis radioativos capazes de devastar cidades costeiras.
“Pela primeira vez, conseguimos não apenas lançá-lo de um submarino usando seu motor auxiliar, mas também acionar sua unidade de energia nuclear, que forneceu energia ao veículo por um determinado período de tempo. Isso é um enorme sucesso”, disse Putin durante uma visita a um hospital militar em Moscou.
“Quando se trata de velocidade e profundidade, não há nada comparável a este veículo não tripulado em lugar algum do mundo, e é improvável que apareça tão cedo”, afirmou. No momento, “não existem métodos para interceptar” o Poseidon, ressaltou.
Anunciado pela primeira vez em 2018 como um sistema não tripulado de águas profundas com uma unidade de energia nuclear e alcance virtualmente ilimitado, o drone, de 20 metros de comprimento e 100 toneladas, teria capacidade para atingir velocidades de 200 km/h e descer abaixo de 1.000 metros.
Também pode, segundo relatos da mídia russa, viajar em velocidade extremamente baixa, tornando-se indetectável para radares modernos.
O único vídeo da arma subaquática é uma gravação de arquivo divulgada pelo Ministério da Defesa russo em 2018 e uma simulação da sua capacidade bélica. Veja:









