Alckmin diz que boa logística é tudo que o Brasil precisa
Vice-presidente anunciou, durante o 2º Summit Connect Infra, medidas como a Licença Flex e Portal Único de Comércio Exterior

Gabriela Vieira
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira (6) que boa logística é tudo que o Brasil precisa.
Em discurso para o 2º Summit Connect Infra, o vice-presidente afirma que quanto melhor a logística, o chamado "Custo Brasil", que diz respeito a despesas incidentes sobre a produção, se reduz. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA).
"Melhora a competitividade, a economia cresce e o comércio exterior, é fundamental. Bons portos eficientes, muita redução de custo, boa logística, é tudo que o Brasil precisa”, acrescentou.
Alckmin também fala sobre algumas medidas adotadas pelo governo, uma delas é o Portal Único de Comércio Exterior. A iniciativa do governo pretende simplificar os processos de importação e exportação. "Isso deve reduzir 20 milhões de custos no Brasil por ano", defendeu o vice.
Outra medida é a Licença Flex, que também pode simplificar a rotina e reduzir custos das empresas que precisam de autorização para comercializar com outros países. Anteriormente, era uma licença por importação ou exportação. "Agora é uma licença por quatro anos, reduz custos, desburocratiza acordos internacionais", acrescentou.
O ministro falou ainda que foram feitos acordos internacionais, como o Mercosul-Singapura, Mercosul-União Europeia, que pode ser assinado até o final do ano, e o Mercosul-Efta, composto por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
+ Governo brasileiro inicia processo na OMC contra tarifaço de Trump, diz fonte
Tarifaço
O tarifaço de 50% imposto pelo governo norte-americano de Donald Trump sobre os produtos brasileiros começa nesta quarta-feira (6). Por isso, o governo brasileiro tenta negociar e aumentar a relações comerciais com outros países.
Na segunda-feira (4), durante evento do chamado Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, Alckmin defendeu o apoio a empregos, ao setor produtivo, à abertura de mercado e exportações. Além de estimular pequenas empresas a exportarem.
No entanto, o vice disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é homem do diálogo e sempre esteve disposto a negociar. Por isso, acredita que o tarifaço é totalmente injustificado.