Política

Estados firmam acordo para troca de informações na segurança pública

Parceria entre estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul prevê compartilhamento de dados sobre veículos, procurados e desaparecidos

Imagem da noticia Estados firmam acordo para troca de informações na segurança pública
Estados somam 94 mil mandados de prisão em aberto | Divulgação/SSP-SP

Cinco estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste assinaram um termo de cooperação técnica para compartilhamento de informações na área da segurança pública. O acordo foi firmado na terça-feira (11), em Florianópolis (SC), durante encontro de autoridades de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A parceria permite o intercâmbio de dados sobre a movimentação de veículos capturados por câmeras de segurança com leitura de placas, além do acesso conjunto a bancos de imagens de pessoas procuradas pela Justiça e de desaparecidos. A medida busca aprimorar as investigações e a atuação das polícias no combate ao roubo e furto de veículos, bem como na localização de foragidos.

Para o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a integração de dados entre os estados amplia a eficiência das operações policiais. “Conseguimos romper barreiras geográficas e operacionais, permitindo que as forças policiais atuem de forma mais coordenada no combate ao crime organizado, à circulação de veículos roubados e à localização de pessoas procuradas pela Justiça.”

Segundo dados estaduais, os cinco estados envolvidos no termo somam 94 mil mandados de prisão em aberto. Criado em 2023, o grupo de trabalho SULMaSSP (acrônimo que une a região Sul aos outros dois estados) tem como foco a cooperação para o enfrentamento ao crime organizado. Desde o início da colaboração, foram realizadas três operações conjuntas, que resultaram na prisão de mais de 3,7 mil pessoas e na apreensão de 21,4 toneladas de drogas.

Últimas Notícias