Estados firmam acordo para troca de informações na segurança pública
Parceria entre estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul prevê compartilhamento de dados sobre veículos, procurados e desaparecidos

SBT News
Cinco estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste assinaram um termo de cooperação técnica para compartilhamento de informações na área da segurança pública. O acordo foi firmado na terça-feira (11), em Florianópolis (SC), durante encontro de autoridades de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
+ RJ transfere sete líderes de facção criminosa para presídios federais
A parceria permite o intercâmbio de dados sobre a movimentação de veículos capturados por câmeras de segurança com leitura de placas, além do acesso conjunto a bancos de imagens de pessoas procuradas pela Justiça e de desaparecidos. A medida busca aprimorar as investigações e a atuação das polícias no combate ao roubo e furto de veículos, bem como na localização de foragidos.
Para o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a integração de dados entre os estados amplia a eficiência das operações policiais. “Conseguimos romper barreiras geográficas e operacionais, permitindo que as forças policiais atuem de forma mais coordenada no combate ao crime organizado, à circulação de veículos roubados e à localização de pessoas procuradas pela Justiça.”
+ Derrite recua e retira trechos polêmicos do PL Antifacção após críticas do diretor da PF
Segundo dados estaduais, os cinco estados envolvidos no termo somam 94 mil mandados de prisão em aberto. Criado em 2023, o grupo de trabalho SULMaSSP (acrônimo que une a região Sul aos outros dois estados) tem como foco a cooperação para o enfrentamento ao crime organizado. Desde o início da colaboração, foram realizadas três operações conjuntas, que resultaram na prisão de mais de 3,7 mil pessoas e na apreensão de 21,4 toneladas de drogas.









