Dois candidatos de correntes à esquerda disputam segundo turno em Sergipe
Na véspera da votação em segundo turno, os dois candidatos apareciam empatados em votos totais e votos válidos
Na disputa pelo governo de Sergipe em segundo turno, os candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) estavam rigorosamente empatados na última pesquisa Ipec antes da votação: 50% dos votos válidos para cada um. Nos votos totais, outro empate, em 41% para cada lado. Sergipe tem 1.671.376 eleitores espalhados em 75 municípios.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dois chegaram ao segundo turno após a primeira etapa de votação destinar 338.796 votos a Carvalho: 44,7% dos votos válidos. Metidieri teve 294.936 votos; 38,9% dos válidos.
Carvalho tem carreira como deputado federal e, atualmente, é senador. Elegeu-se em 2019 e é nacionalmente lembrado pela atuação na CPI da Pandemia [de Covid-19]. Natural então, ter se associado ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já nos primeiros passos da disputa.
Fabio Mitidieri não teve vinculação a nenhum dos candidatos ao Planalto. Em setembro, material de campanha ligando o candidato a Lula foi recolhido por orientação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
Na Justiça
A campanha em Sergipe teve um traço distintivo em relação aos demais estados do Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) com base na Lei da Ficha Limpa. Foi condenado por abuso de poder político e econômico, que o torna inelegível por oito anos. Ele era o líder nas pesquisas. A decisão da alta corte veio a três dias do primeiro turno. Como o nome dele não pode ser excluído a tempo das urnas eletrônicas, a votação que ele recebeu foi anulada. Nada menos do que 457 mil votos, ou 39% de nulos, maior percentual do país neste quesito. Após a decisão judicial, Francisquinho argumentou que poderia ter vencido no primeiro turno, com a votação que recebeu.
Cada um com seu cada um
Rogério Carvalho é médico e foi secretário de saúde de Aracaju. Foi deputado estadual em 2006, deputado federal em 2010 e eleito senador em 2018. Em Sergipe o Partido dos Trabalhadores está coligado ao PCdoB, PV, MDB, PSB e Solidariedade.
Fabio Mitidieri é formado em Administração. Foi vereador em Aracaju em 2008 e Secretário do Trabalho no estado. É a aposta do PSD para suceder ao atual governador, Belivaldo Chagas, já em segundo mandato. Na última semana antes da votação em o 2º turno, Mitidieri foi internado após se sentir mal durante compromissos de campanha. Ele apresentava quadro de falta de ar, dor e náuseas. Em função de seu estado de saúde, o debate de 2º turno que seria promovido pela TV Sergipe, afiliada Globo, foi cancelado, conforme previsto nas regras acordadas entre as duas chapas. O candidato recebeu alta do hospital particular na tarde deste sábado (29.out).
O Partido Social Democrático (PSD) está coligado no estado com PDT, PSC, União Brasil, Republicanos, PP e Avante.
Tendência
É curioso notar que ambos os candidatos que chegam ao segundo turno em Sergipe são do campo considerado mais "à esquerda". Carvalho é senador eleito pelo PT, correligionário raiz de Lula. E Fabio Mitidieri pendeu para o apoio em Lula ao longo da campanha.