Vereadores são suspeitos de uso de dinheiro falso para comprar votos em Caxambu do Sul (SC)
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na Câmara de Vereadores da cidade; outras dez pessoas são investigadas no esquema
Dois vereadores, candidatos à reeleição, são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga uso de cédulas falsas de dinheiro para compra de votos no primeiro turno do pleito municipal de 2024, realizado em 6 de outubro. O caso aconteceu na cidade de Caxambu do Sul (SC), em Santa Catarina. O município possui pouco mais de 4,6 mil habitantes.
+ Em dia de votações, dezenas de candidatos e eleitores são presos por crimes eleitorais
Ao todo, os agentes cumpriram doze mandados de busca e apreensão contra dez suspeitos de participarem do esquema. A Polícia Federal, no entanto, não divulgou o nome dos vereadores e dos demais investigados.
As buscas foram realizadas em casas dos suspeitos, comércios e prédios públicos, como a Câmara de Vereadores. Foram apreendidos celulares e outros documentos no âmbito da investigação.
De acordo com a Polícia Federal, para a configuração do crime de corrupção eleitoral, não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida pelo eleitor. Basta comprovar a promessa feita pelo candidato ou apoiador.
Caso o crime seja comprovado, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção eleitoral e de moeda falsa, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 16 anos de prisão.