Polícia de SP intensifica ações contra roubo a residências; no Morumbi, mansão foi assaltada e funcionários rendidos
Câmera de segurança flagrou momento em que 4 suspeitos fogem levando pertences; nesta quinta (24) polícia cumpriu 14 mandados de busca e apreensão
Marco Pagetti
A Polícia Civil de São Paulo intensificou o combate a quadrilhas especializadas em roubo a residências, nesta quinta-feira (24) dando continuidade a uma operação para sufocar criminosos que atuam na capital. A ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e resultou na recuperação de mais de 200 relógios de luxo, centenas de joias e até um carro modelo Porsche, localizado com um dos suspeitos de receptação.
"As vendas são rápidas. Em muitos casos, os receptadores já estão a postos, aguardando a entrega dos itens. Eles usam redes sociais para anunciar e fechar negócio", afirma o delegado Fábio Sandrin, responsável pelas investigações da 4ª Delegacia da Divisão de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Um dos casos mais recentes aconteceu no Morumbi, região nobre de São Paulo, na última terça-feira (22). Criminosos armados e encapuzados invadiram uma mansão e renderam funcionários para praticar o assalto.
+ Polícia investiga família de agiotas que teria movimentado R$ 90 milhões no DF
Segundo boletim de ocorrência, um segurança da casa foi abordado por três suspeitos armados com pistolas e fuzis, que roubaram sua arma, dois carregadores com 15 munições e um colete balístico. Um porteiro também foi rendido. Os assaltantes conduziram os dois a academia da casa, onde já estavam as empregadas domésticas, já rendidas. Outros funcionários que chegavam ao imóvel também foram rendidos pelos ladrões, amarrados e mantidos sob vigilância no local.
O grupo aguardou o momento em que os proprietários saíram da parte íntima da casa para realizar o assalto, pois havia uma porta blindada impedindo o acesso. Segundo a polícia, os criminosos levaram 13 relógios de luxo, diversas joias e aproximadamente 5 mil dólares em espécie, além do carro da família.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que quatro suspeitos fogem do local em um carro, e ainda ameaçam um outro automóvel que passa pela rua, antes de desaparecerem.
+ Caso Bruna: assassino é encontrado morto em São Paulo
Paraísopolis também foi alvo de operação
No dia anterior, a polícia cumpriu 26 mandados de busca e apreensão na comunidade de Paraisópolis, também na zona sul de São Paulo. A região, segundo os investigadores, abriga pontos de armazenamento e revenda dos produtos roubados.
Os policiais apreenderam dinheiro em espécie, motocicletas, carros importados e até obras de arte. Um dos itens localizados foi um relógio Rolex avaliado em 5 mil dólares (cerca de R$ 30 mil), que estava sendo anunciado em uma rede social no momento da apreensão.
“É uma cadeia criminosa estruturada. Os objetos saem rapidamente das casas invadidas para os receptadores, e em questão de horas já estão sendo revendidos”, destaca o delegado Sandrin.
A expectativa da Polícia Civil é prender envolvidos nos crimes nos próximos dias.