Polícia de São Paulo encontra parte do material radioativo furtado na zona leste
A polícia agora tenta encontrar os executores do crime
A Polícia Civil de São Paulo encontrou, nesta sexta-feira (5), parte do material radioativo que foi furtado junto a um veículo no último domingo (30). Os componentes foram achados em um cemitério de peças de carro na região de Cidade Tiradentes, zona leste da Capital.
A polícia agora tenta encontrar os executores do crime. Dos quatro galões que foram furtados, dois foram achados, sendo que um ainda estava fechado e o outro aberto.
+ Operação policial deixa funcionária de fábrica de biscoitos ferida no Rio
Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), esses componentes se enquadram na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que já iniciou diligências para encontrar os bandidos.
Entenda o caso
Um veículo com material radioativo foi furtado na madrugada do último domingo (30), na Rua Félix Bernardelli, zona leste de São Paulo. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o carro estava com cinco embalagens envoltas em chumbo, impedindo que o componente se irradiasse para o ambiente.
De acordo com a Polícia Civil, o condutor estacionou o carro em frente à sua residência no dia 29 de junho de 2024, às 20h. No dia 30, ao sair para passear com o cachorro da família, notou que o veículo não estava mais no local.
O carro pertence à empresa de equipamentos médicos Medical Ald e faria o transporte do material de Curitiba (PR) até Blumenau (SC). O material, Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), teria sido produzido pela empresa Eckert & Ziegler
O caso será investigado pela Polícia Civil de São Paulo e pelo CNEN.
A comissão também afirmou que o transporte desses componentes, segundo a norma CNEN 5.04, deve possuir rastreamento.