Carro com material radioativo é furtado em São Paulo
O veículo pertence à empresa de equipamentos médicos Medical Ald e faria o transporte do material de Curitiba (PR) até Blumenau (SC)
Um veículo com material radioativo foi furtado na madrugada do último domingo (30), na Rua Félix Bernardelli, zona leste de São Paulo. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o carro estava com cinco embalagens envoltas em chumbo, impedindo que o componente se irradiasse para o ambiente.
De acordo com a Polícia Civil, o condutor estacionou o carro em frente à sua residência no dia 29 de junho de 2024, às 20h. No dia 30, ao sair para passear com o cachorro da família, notou que o veículo não estava mais no local.
+ SP: Rapaz em carro roubado mata duas pessoas durante fuga
O carro pertence à empresa de equipamentos médicos Medical Ald e faria o transporte do material de Curitiba (PR) até Blumenau (SC). O material, Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), teria sido produzido pela empresa Eckert & Ziegler.
Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), o componente furtado se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
+ Mercado na zona sul de SP é saqueado por criminosos
O caso será investigado pela Polícia Civil de São Paulo e pelo CNEN. Em nota, o órgão afirmou que está levantando informações sobre o paradeiro do material roubado e já apurou que o cadastro da empresa transportadora está regular junto ao órgão regulador.
A comissão também afirmou que o transporte desses componentes, segundo a norma CNEN 5.04, deve possuir rastreamento.