PF apreende barcos avaliados em R$ 5,6 milhões no Rio de Janeiro
Ao SBT News, a assessoria da Polícia Federal explicou que embarcações eram fabricados na Europa e trazidas ao Brasil sem o recolhimento do tributo
Sete embarcações avaliadas em R$ 5,6 milhões foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (3), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
+ Bombardeio russo deixa 41 mortos em cidade ucraniana, diz Zelensky
A Receita Federal e a Marinha do Brasil auxiliaram a PF na Operação Vento na Quilha. A ação foi deflagrada com o objetivo de combater o contrabando e o descaminho de veleiros ancorados na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Segundo a Polícia Federal, as embarcações eram fabricadas na Europa e trazidas para o Brasil. Quando chegavam em solo brasileiro, os barcos passavam por um procedimento de regularização na Marinha.
Ainda de acordo com a PF, os proprietários dos barcos chegavam a apresentar laudos de engenharia naval.
+ Quem é Martina Oliveira, jovem que faz sucesso em plataforma adulta como "Beiçola do Privacy"
"[Os proprietários] importavam a embarcação sem o recolhimento do tributo; [Eles] alegavam mediante fraude documental que as embarcações eram artesanais, construídas aqui, quando na verdade eram importadas da Europa", explica a assessoria do órgão ao SBT News.
Se forem indiciados, os responsáveis pelas embarcações podem respondem por falsidade ideológica, contrabando e descaminho. A pena pode ultrapassar 12 anos de reclusão.