PF mira criminosos que movimentaram mais de R$ 2 bi por meio da lavagem de dinheiro do tráfico de drogas
Operação Follow the Money prendeu dois líderes do esquema e bloqueou bens como veículos de luxo, imóveis e maquinários agrícolas
Felipe Moraes
A Polícia Federal (PF) prendeu dois líderes de uma organização criminosa em grande operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Paraná. A ação desta quarta-feira (6), batizada de Follow the Money ("siga o dinheiro", em português), mobilizou 200 agentes e 20 auditores da Receita Federal, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.
+ Operação da PF desativou 2 garimpos ilegais e prendeu 18 pessoas em Mato Grosso
Além das prisões, a força-tarefa cumpriu 33 mandados de busca e apreensão no PR, em Santa Catarina e no Ceará. Também houve bloqueio judicial de mais de 100 bens dos investigados, como contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícolas.
Com base em "complexas análises financeiras e patrimoniais", segundo a PF, investigadores suspeitam que o grupo criminoso tenha movimentado mais de R$ 2 bilhões nos últimos anos, entre créditos e débitos, por meio de 500 contas bancárias.
+ Operação da PF mira tráfico ilegal de aves silvestres e exóticas na Bahia
"Os indícios são de que a organização criminosa investigada utilizava diversas estratégias para dissimular a origem do dinheiro, como negócios simulados com imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes", informou a corporação, em nota.
Ainda conforme a PF, a investigação fez análises fiscais, com apoio da Receita, que descobriram uso de "múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização".