Operação da PF desativou 2 garimpos ilegais e prendeu 18 pessoas em Mato Grosso
Autoridades devem intensificar investigações para identificar os financiadores destas atividades
A Polícia Federal de Mato Grosso realizou operações que resultaram na prisão de 18 pessoas e na desativação de dois garimpos ilegais no estado. As ações tinham como objetivo combater o garimpo ilegal.
Uma das operações ocorreu na conhecida Mina do Ernesto, localizada em Pontes e Lacerda, a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá, na fronteira com a Bolívia. As autoridades flagraram máquinas operando no garimpo clandestino por meio de drones.
O vídeo registrado pelos agentes da Polícia Federal mostra a abordagem aos garimpeiros, e revela a precariedade das condições em que trabalhavam. Os trabalhadores estavam alojados em barracos de lona, sem saneamento básico e acesso à água potável.
Nesta ação, nove suspeitos foram detidos, equipamentos utilizados na atividade ilegal foram apreendidos e três acampamentos destruídos para desativar o garimpo ilegal.
Outra operação conduzida pela Polícia Federal localizou um segundo garimpo ilegal na reserva ecológica do Bananal, a poucos quilômetros de distância. Nesse local, a extração do ouro era realizada através de túneis equipados com energia elétrica e sistemas de ventilação.
Outros nove suspeitos foram presos, e cerca de 300 gramas de ouro foram apreendidos. Tanto as máquinas utilizadas na atividade quanto os túneis foram destruídos pela Polícia Federal.
As autoridades agora pretendem intensificar as investigações para identificar os financiadores destas atividades ilegais, bem como possíveis conexões com o crime organizado.