Líder de facção criminosa é morto a tiros em Guarujá
Ação ocorre em meio a escalada de violências na Baixada Santista. Ex-vereador também foi atingido pelos disparos e está internado
Vitória Santiago
Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), divulgou nota afirmando que Cristiano Lopes Costa, de 41 anos, líder de uma facção criminosa, conhecido como Meia Folha, morreu e o ex-vereador Geraldo Soares Galvão (DEM), de 61 anos, ficou ferido após os dois serem baleados em frente a uma lanchonete, em Guarujá, nessa terça-feira (13). O fato aconteceu na Avenida São Jorge.
A violência na região tem se intensificado nos últimos dias. Só nesta semana, três ônibus foram queimados na Baixada Santista. Dois na terça (12) e um na segunda (11), ambos em Santos. Autoridades acreditam que esses acontecimentos não tem a ver com a morte do líder de facção.
Os crimes ocorrem em meio a 'Operação Verão', na Baixa Santista, que já deixou 43 mortos, e é conduzida pelo governo Tarcísio Freitas (Republicanos).
A polícia ressaltou que, ao chegar no local, foi informada por testemunhas que o crime foi efetuado por um motociclista que passava pela avenida. O criminoso efetuou vários disparos e atingiu as duas pessoas.
Meia Folha foi encaminhada ao Pronto Atendimento São João, mas não resistiu aos ferimentos e chegou sem vida na unidade de saúde. Ele era líder do tráfico de drogas de uma facção criminosa. Segundo as autoridades, no veículo dele, foram localizados um colete balístico, bebidas e um celular.
Ex-vereador, Geraldo Soares Galvão, que também foi baleado, foi levado para o Hospital Guarujá e permanece internado, até a publicação desta matéria.
O caso foi registrado como homicídio e tentativa de homicídio na Delegacia do Guarujá, que solicitou perícia.
Segundo a polícia, as investigações estão em andamento para identificar o autor do crime.
Ônibus foram incendiados em Santos
A escalada de crimes tem se intensificado no litoral paulista.
Na terça feira, a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de incêndio em dois ônibus, na Praça Jerônimo de La Teresa, em Santos. Na segunda-feira, o mesmo incidente aconteceu na rua Engenheiro Manoel Ferramenta Júnior, também na capital santista.
Os motoristas dos veículos informaram terem sido abordados por um homem que entrou nos ônibus com um galão contendo líquido inflamável. Em seguida, o criminoso deu ordem para que as pessoas saíssem do coletivo, incendiou o ônibus e fugiu.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado.
Um motorista inalou fumaça e ficou ferido. Ele foi encaminhado a um hospital da região.
A perícia foi acionada para o local, e o caso foi registrado como incêndio na Central de Polícia Judiciária de Santos.