Integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul são presos por roubo durante enchentes no RS
Crimes acontecerem durante auge das chuvas; município, que tem quase 40 mil habitantes, chegou a ficar 100% inundado
A Polícia Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul prenderam, nesta sexta-feira (28), três pessoas suspeitas de realizar roubos na cidade de Eldorado do Sul durante a maior crise climática vivida no estado. O município, que tem quase 40 mil habitantes, foi um dos mais afetados pelas chuvas e enchentes, chegando a ficar 100% inundado.
Dois dos presos são integrantes da Defesa Civil municipal. Um deles trabalhava como voluntário e o outro em um cargo na Câmara de Vereadores. O terceiro preso foi identificado como participante direto de mais assaltos.
+ Justiça autoriza soltura de suspeitos por divulgar e faturar com "jogo do tigrinho"
O trio teria utilizado uma máquina retro-escavadeira para derrubar muros de uma empresa que distribui produtos alimentícios, sobretudo doces, em todo estado gaúcho. Após o arrombamento, uma multidão invadiu o local e saqueou o estabelecimento.
A máquina havia sido custeada pela prefeitura para ajudar nos prejuízos causados pela crise climática.
A ação policial, nomeada de Improbus, faz parte das investigações que apuram crimes de roubo, furto e associação criminosa, cometidos entre os dias 2 e 10 de maio. Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos sete mandados, entre busca e apreensão e prisão, que resultaram na detenção dos três homens.
+ Ex-CEO da Americanas Miguel Gutierrez é preso na Espanha
De acordo com a Delegada Luciane Bertoletti, a ação também mirou a apreensão de materiais que deveriam ser utilizados no auxílio à população que, subtraídos, somaram um prejuízo avaliado em milhões aos proprietários.
Na primeira fase da operação foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas, resultando em 10 pessoas presas e toneladas de materiais apreendidos com origem dos crimes.