Idosa fica ferida após novo caso de violência policial em SP
PMs invadiram imóvel em Barueri e agrediram moradores; vídeo mostra agente tentando chutar mulher de 63 anos
Primeiro Impacto
Uma idosa de 63 anos ficou ferida após mais um novo episódio de violência policial envolvendo agentes da Polícia Militar de São Paulo. As agressões e abordagem truculenta foram registradas em Barueri (SP), na noite de quarta-feira (04).
Vídeos registrados por pessoas que estavam dentro de uma casa revelam a violência dos agentes, que invadiram o imóvel - o portão tem marcas dos chutes. Além da idosa, outras cinco pessoas ficaram feridas. Os PMs fazem parte do 20º Batalhão.
O ataque teria começado após uma abordagem a um rapaz de 18 anos que estava com uma moto estacionada em frente à casa. Segundo os moradores, a garagem abrigava outras motos, além de carros da família e uma moto aquática. Uma das motos estava com problemas na documentação e seria recolhida pelos agentes.
Idosa agredida e PM tentando chutá-la
Na confusão, o proprietário da moto ouviu os gritos da confusão e foi ao local para conferir o que estava acontecendo. Nesse momento, a discussão começou. Foi solicitado reforço de mais policiais e, depois, a situação escalou, com os PMs descontrolados tentando invadir o local e agredindo os moradores com golpes de cassetete.
+ Segurança da ViaMobilidade é preso após morte de motoboy por asfixia em estação na Grande SP
A idosa agredida sofreu um ferimento no rosto e foi levada a uma unidade de saúde. Em determinado momento do vídeo é possível ver um policial tentando chutar a idosa, que tentava conter a situação. Ela foi agarrada, enquanto outra mulher é vista com um ferimento na boca. Outro homem também foi agredido e algemado. É possível ver marcas de sangue em um carro, tamanha a violência dos agressores.
Os envolvidos foram levados à delegacia para registrar o caso. A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar não se manifestaram sobre o novo episódio de violência.
O boletim de ocorrência que o Primeiro Impacto teve acesso consta que os PMs disseram que pai e filho resistiram à apreensão da moto e desacataram os policiais, os xingando de "seus lixos". Diante da situação, "tiveram" que entrar na casa porque o rapaz precisaria ser detido em flagrante. Os PMs entraram na casa sem mandado, mas para prender o jovem em flagrante. O jovem nega a versão. Os policiais estavam sem as câmeras corporais.