Guardas municipais são afastados por espancar homem em situação de rua em Manaus
No momento da abordagem não foi encontrado nenhum objeto furtado com a vítima

SBT News
Sete agentes da Guarda Municipal de Manaus foram afastados das funções após a divulgação de um vídeo que mostra um deles agredindo um homem rendido e algemado.
O caso aconteceu dentro de um prédio abandonado no Centro da capital amazonense e ganhou repercussão na última quinta-feira (24), após as imagens circularem nas redes sociais.
Na gravação, o guarda Francisco das Chagas Eugênio de Araújo aparece batendo com um cassetete em um homem sentado no chão, que não apresenta resistência. Outros agentes assistem à cena, um deles filma e nenhum interfere.
Em tom de deboche, Francisco diz: "Tu só vai apanhar. Desmaia, descansa aí que depois vai tomar outro, pai".
A polícia registrou o caso como tortura no 24º Distrito Integrado de Polícia. Francisco relatou, em depoimento, que o episódio aconteceu no dia 12 de abril, durante um patrulhamento de rotina. O guarda afirmou que o homem tentava furtar um motor. O agente justificou o uso da força como necessário, negando a prática de tortura.
A vítima, um morador em situação de rua, não teve sua identidade revelada e os agentes não a levaram à delegacia. No momento da abordagem não foi encontrado nenhum objeto furtado com ele.
Em nota, a Prefeitura de Manaus declarou que repudia a agressão, classificou o episódio como inadmissível e determinou o afastamento imediato dos envolvidos.
A administração também recolheu as armas dos guardas e instaurou um processo disciplinar para investigar os fatos.
Por fim, a Secretaria Municipal de Segurança Pública reforçou que vai apurar rigorosamente qualquer desvio de conduta e afirmou que a postura dos agentes não reflete os princípios da corporação.
**Com informações da afiliada Portal Norte Amazonas