Lula lamenta morte de jovem após desabamento do teto de igreja em Salvador
Presidente diz que recebeu notícia com "tristeza e pesar" e coloca o governo federal à disposição das autoridades baianas
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, nas redes sociais, a morte de uma jovem após o desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, nesta quarta-feira (5). Outras cinco pessoas ficaram feridas.
+ Quem é a jovem que morreu em queda de teto em igreja histórica em Salvador
"O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos de Giulia Panchoni Righetto, jovem que perdeu a vida na tragédia, e a todas as vítimas que ficaram feridas", escreveu o presidente.
O Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também manifestaram profundo pesar pelo "trágico desabamento".
"O MinC e o Iphan acompanham de perto a situação, em articulação com as autoridades locais responsáveis pelo atendimento da ocorrência. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão atuando no local, prestando suporte e apurando as causas do acidente" afirma a nota.
O posicionamento também informa que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação.
"O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento".