Governo Lula é avaliado como bom ou ótimo por 35% e ruim ou péssimo por 34%, diz pesquisa Ipec
Levantamento ouviu 2 mil pessoas em 129 municípios; margem de erro é de dois pontos percentuais
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu de 37%, em julho, para 35%, segundo dados Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgados nesta quinta-feira (12). O percentual de brasileiros que avaliam a gestão do petista como ruim ou péssima subiu de 31% para 34%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
+ Governo Lula empata em avaliação positiva e negativa, segundo pesquisa
O levantamento também revela o número daqueles que acham que o governo de Lula é regular. O percentual, neste caso, variou de 31% para 28%. Assim como na última pesquisa realizada em julho deste ano, o número de pessoas que não sabem ou preferem não opinar se manteve nos 2%. De acordo com o Ipec, a variação ocorreu dentro da margem para mais ou para menos.
Para a pesquisa, a instituição ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 129 municípios, entre os dias 5 e 9 de setembro.
A pesquisa
O levantamento mostrou que a avaliação boa/ótima da gestão de Lula é maior entre aqueles que declararam ter votado no petista em 2022, somando 67% dos entrevistados.
A análise boa/ótima de Lula subiu dois pontos entre aqueles que têm renda familiar de até um salário mínimo, somando 50%. Já entre os nordestinos, a avaliação positiva caiu de 53% para 47%. E os menos escolarizados somaram 48%, o mesmo percentual da pesquisa realizada em julho.
Em relação à análise ruim/péssima do atual presidente, os entrevistados que teriam votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última eleição estão em maior número, somando 66%. Aqueles que têm renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos somaram 52%; moradores da região Sul, 43%; pessoas com ensino superior, 42%; evangélicos, também 42%; e aqueles que se consideram brancos somaram 41%.
+ Governo pede nova prorrogação ao STF para desoneração na folha
Sobre a forma de governo do presidente Lula, 49% dos entrevistados aprovam e 45% desaprovam. Em julho deste ano, foram 50% de aprovação e 44% de reprovação.
A pesquisa também perguntou para os entrevistados sobre a confiança em Lula: 45% dizem que confiam, já 52% declaram não confiar no petista. O percentual daqueles que preferem não opinar se manteve em 3%.