Governo Lula empata em avaliação positiva e negativa, segundo pesquisa
Ao todo, conforme AtlasIntel, 5.813 pessoas foram entrevistadas e 50,9% aprovam desempenho do presidente
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (28) mostrou que 43,8% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo e o mesmo percentual avalia como ótimo/bom. Outros 12% avaliam como regular e 0,4% não sabem.
Em comparação com as últimas pesquisas, a avaliação negativa tem aumentado desde janeiro deste ano, quando 39% consideravam o governo ruim. Em março, o número subiu para 41%, se mantendo estável em maio e em junho, a pesquisa registrou 43%.
O levantamento, que entrevistou 5.813 pessoas entre 24 e 28 de agosto, com margem de erro de um ponto porcentual e nível de confiança de 95%, avaliou ainda o desempenho de Lula como presidente: 50,9% aprovam, 46,4% desaprovam e 2,7% não souberam responder.
+ Lula indica Gabriel Galípolo para o comando do Banco Central
Na avaliação por áreas temáticas, segurança pública; combate à corrupção e responsabilidade fiscal; e controle de gastos tiveram as piores avaliações dos entrevistados, com mais de 50% de pessoas achando ruim ou péssimo.
+ Lula decreta normas para o alistamento militar feminino voluntário
Corrupção (56,8%), criminalidade e tráfico de drogas (56,3%) disparam na lista dos maiores problemas do Brasil hoje em dia para os entrevistados.
Quando questionados sobre a situação econômica atual, 33% avaliaram a situação do Brasil como boa, enquanto 21% disseram estar normal e 47% avaliaram como ruim. Em relação ao mercado de trabalho, 33% acham positivo, 23%, regular e 44% avaliaram como ruim.
Já a situação econômica da família está boa para 32%, normal para 33% e ruim para 35% dos entrevistados.