Zelensky diz que Rússia não está se preparando para cessar-fogo, mas sim para novas ofensivas
Usando como base um relatório do comando militar e de inteligência, o presidente da Ucrânia disse que Putin está preparando tropas para ataques

SBT News
com informações da Reuters
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou nesta segunda-feira (11) que não há sinais de que a Rússia está se preparando para pôr fim às hostilidades na Ucrânia.
"Pelo contrário, eles estão movimentando suas tropas e forças de forma a lançar novas operações ofensivas", disse ele em um discurso noturno, citando um relatório da inteligência da Ucrânia.
Zelensky também disse que manterá seus parceiros informados sobre a real situação no campo de batalha, na diplomacia e no planejamento de ações futuras da Rússia.
"Ele definitivamente não está se preparando para um cessar-fogo ou o fim da guerra. Putin [presidente da Rússia] está determinado apenas a apresentar um encontro com os Estados Unidos como sua vitória pessoal e então continuar agindo exatamente como antes, aplicando a mesma pressão sobre a Ucrânia. Até o momento, não há qualquer indicação de que os russos tenham recebido sinais para se prepararem para uma situação pós-guerra", completou.
+ Trump diz que Ucrânia e Rússia terão que trocar territórios pela paz
Mesmo assim, ele destacou que seguirá tentando negociar: "a paz é necessária. Amanhã também será um dia de nossa comunicação ativa com os parceiros. Em todos os níveis, continuamos a dialogar com os Estados Unidos da América."
Em uma publicação no X (antigo Twitter) após uma ligação com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, Zelensky acrescentou que "os russos querem apenas ganhar tempo, não acabar com a guerra".
"Assim como não pode haver decisões sem garantias claras de segurança. Até que isso seja alcançado, as sanções contra a Rússia devem permanecer em vigor e ser constantemente reforçadas. Também concordamos com nossos contatos futuros com os parceiros", finalizou.
Trump sinaliza encontro com Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou abertura para realizar uma cúpula trilateral no Alasca com o presidente da Rússia e o presidente da Ucrânia. A informação foi divulgada no sábado (9) por uma autoridade da Casa Branca.
+ Polícia de Londres prende quase 500 pessoas em protesto pró-Palestina
Segundo a fonte, entretanto, no momento está sendo organizada apenas uma reunião bilateral entre Trump e Putin, a pedido do líder russo. O encontro está previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (15), no Alasca.
Trump afirmou que as conversas, que poderiam incluir Zelenskiy, estão próximas de um entendimento capaz de encerrar o conflito que já dura três anos e meio.
Já nesta segunda-feira, Trump disse que tanto a Ucrânia quanto a Rússia teriam que ceder terras uma à outra para acabar com a guerra e que suas conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, teriam como objetivo medir a temperatura para um possível acordo.