Vídeo: em protesto, idosas tentam quebrar com martelo caixa de vidro que protege Carta Magna inglesa
Sue Parfitt, de 82 anos, e Judy Bruce, de 85 anos, usaram um martelo para quebrar o vidro que protege o documento histórico
Duas idosas atacaram a marteladas a caixa de vidro que protege a Carta Magna inglesa, na Biblioteca Britânica, em Londres. Elas protestaram contra a exploração de combustíveis fósseis. Um segurança conseguiu intervir.
Sue Parfitt, de 82 anos, e Judy Bruce, de 85 anos, usaram um martelo para quebrar o vidro que protege o documento histórico. "O governo está infringindo a lei", disseram elas.
Elas exigem que o governo do Reino Unido se comprometa com um plano de emergência para acabar com a extração e queima de petróleo, gás e carvão até 2030.
A Carta Magna é o documento assinado por João Sem Terra, em 1215, considerada a base das liberdades inglesas. Ele limitou o poder do monarca e estabeleceu os direitos humanos no país.
O grupo Just Stop Oil publicou o momento em que as idosas tentam quebrar a caixa de vidro e assumiu a responsabilidade pelo incidente. Um porta-voz da Just Stop Oil disse:
“A cláusula 39 da Carta Magna é uma das quatro cláusulas ainda consagradas no direito consuetudinário do Reino Unido, a chamada 'passagem de ouro', que afirma: 'Nenhum homem livre deve ser preso, ou encarcerado, ou de qualquer outra forma arruinado, exceto pelo julgamento legítimo de seus pares ou pela lei do país.”
“Compare isso com o direito civil tal como está em 2024, onde as empresas estão comprando leis privadas na forma de liminares que contornam os direitos das pessoas a um julgamento por júri por se manifestarem contra os crimes das empresas petrolíferas.”