Publicidade
Mundo

Vaticano divulga projeto do túmulo e rito de lacração do caixão de Papa Francisco

Sepultura ficará na Basílica de Santa Maria Maior e poderá ser visitada pelos fiéis a partir de domingo (27)

Imagem da noticia Vaticano divulga projeto do túmulo e rito de lacração do caixão de Papa Francisco
Publicidade

O Vaticano informou nesta quinta-feira (24) que o caixão do Papa Francisco será lacrado durante um rito litúrgico na noite de sexta-feira (25) na Basílica de São Pedro. A cerimônia encerrará três dias de velório público e antecede o funeral do pontífice.

A Santa Sé também revelou a primeira imagem do projeto do túmulo do Papa argentino. A sepultura, feita em mármore da região da Ligúria, na Itália, traz a inscrição “FRANCISCUS” e a reprodução de sua cruz peitoral. O local escolhido está em um nicho na nave lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, próximo ao Altar de São Francisco.

+ Mais de 50 mil pessoas já visitaram velório do Papa Francisco; acompanhe ao vivo

O Rito de Lacração do Caixão será presidido pelo camerlengo Kevin Farrell e contará com a presença de cardeais, autoridades da Santa Sé e chefes de Estado.

Conclave: como funciona a escolha de um novo papa

O ato litúrgico marca o encerramento da visitação pública ao corpo de Francisco, que atraiu mais de 50 mil fiéis ao Altar da Confissão desde a manhã de quarta-feira (23). O Papa faleceu na segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.

Entre os convocados para o rito litúrgico estão os cardeais Giovanni Battista Re, Pietro Parolin, Roger Mahony, Domenique Mamberti, Mauro Gambetti, Baldassare Reina e Konrad Krajewski.

+ Papa Francisco pediu paz nos conflitos pelo mundo em última aparição

+ Papa reformador e amigo dos pobres: quem foi Francisco

A Missa de funeral de Papa Francisco será celebrada no sábado, às 10h (horário local), na Praça de São Pedro. A cerimônia marcará o início do período dos Novemdiales, tradição de nove dias de luto com missas diárias pelo descanso da alma do Papa.

As missas ocorrerão todos os dias às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro, com exceção do Domingo da Divina Misericórdia, quando a missa será celebrada às 10h30 (horário local) na Praça de São Pedro.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade