Publicidade
Mundo

Acordo entre Ucrânia e EUA prevê exploração de recursos naturais em troca de apoio militar

Com o acordo, os EUA poderão explorar o território ucraniano por 10 anos, em troca da retomada do apoio militar na guerra contra a Rússia

Imagem da noticia Acordo entre Ucrânia e EUA prevê exploração de recursos naturais em troca de apoio militar
Divulgação/exército da ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

A Ucrânia fechou um acordo com os Estados Unidos e permitiu o acesso de Washington aos minerais raros do país, em troca da manutenção do apoio militar americano na guerra contra a Rússia.

+ Zelensky quer cessar-fogo, mas diz que ceder território para Rússia não será possível

A informação foi confirmada por autoridades ucranianas nesta quarta-feira (24), de acordo com a agência de notícias Associated Press.

A vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, está em Washington e finalizou os detalhes do acordo. O alinhamento prevê a criação de um fundo bilateral de investimentos para reconstrução e desenvolvimento do país ucraniano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia condicionado o apoio contínuo a Kiev ao acesso aos chamados materiais de terras raras, como forma de reembolso pela ajuda bilionária prestada desde 2022. As negociações, no entanto, se tornaram tensas após reuniões com divergências entre os dois governos.

+ PIB dos EUA cai 0,3% no 1º trimestre do governo Trump, segundo relatório

O acordo daria acesso a mais de 20 matérias-primas estratégicas, incluindo titânio, urânio, lítio, grafite e manganês — insumos usados em setores como energia, defesa e indústria aeroespacial.

Segundo o governo ucraniano, a versão atual do texto garante uma parceria equilibrada, com vigência de 10 anos, e prevê que apenas novos aportes militares dos EUA sejam considerados no fundo conjunto.

+ Brasil pede que ONU declare ilegal bloqueio de ajuda humanitária de Israel a Gaza

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade